Health Encyclopedia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Otite média aguda com infecção (infantil)

Seu filho está com uma infecção na orelha média (otite média aguda). Ela é causada por bactérias ou vírus. A orelha média é o espaço que fica atrás do tímpano. A tuba auditiva liga o ouvido à passagem nasal. As tubas auditivas ajudam a drenar fluidos dos ouvidos. Elas também mantêm a pressão do ar interna dos ouvidos igual à externa. Essas tubas são mais curtas e horizontais nas crianças. Isso aumenta a probabilidade de ficarem bloqueadas. Um bloqueio permite um acúmulo de fluidos e pressão na orelha média. Bactérias ou fungos podem crescer nesses fluidos e causar uma infecção na orelha. Essa infecção é comumente chamada de dor de orelha.

Imagem mostrando um corte transversal dos ouvidos externo, médio e interno, incluindo canal auditivo, tímpano e tuba auditiva.

O principal sintoma de uma infecção na orelha é a dor de orelha. Outros sintomas podem incluir coceira na orelha, mais agitação que o normal, febre, apetite reduzido e vômitos ou diarreia. A audição do seu filho também pode ser afetada. Seu filho pode ter tido uma infecção respiratória primeiro.

Uma infecção na orelha pode passar sozinha. Ou seu filho pode precisar tomar medicamentos. Depois que a infecção passa, seu filho pode continuar com fluidos na orelha média. Pode levar semanas ou meses até que esse fluido desapareça. Durante esse período, seu filho pode sofrer uma perda de audição temporária. Porém, é provável que todos os outros sintomas da dor de orelha passem.

Cuidados em casa

Siga estas orientações ao cuidar do seu filho em casa:

  • É provável que o médico receite medicamentos para dor. O médico também pode receitar antibióticos para tratar a infecção. Podem ser medicamentos líquidos de administração oral. Ou podem ser gotas a serem pingadas na orelha. Siga as instruções do médico para administrar esses medicamentos ao seu filho. Não administre nenhum outro medicamento ao seu filho sem antes obter a autorização do médico, principalmente na primeira vez.

  • Como muitas infecções na orelha podem passar sozinhas, o médico pode sugerir aguardar alguns dias antes de administrar medicamentos contra infecção ao seu filho.

  • Para reduzir a dor, peça ao seu filho que se sente em uma posição ereta. Compressas quentes ou frias mantidas sobre a orelha podem ajudar a aliviar a dor.

  • Não fume dentro de casa nem perto do seu filho. Mantenha seu filho longe de fumantes.

Para ajudar a prevenir infecções futuras:

  • Não fume perto do seu filho. Fumar passivamente aumenta o risco de infecções de orelha nas crianças.

  • Lembre-se de dar todas as vacinas necessárias ao seu filho.

  • Não dê mamadeira ao seu bebê com ele deitado de costas. (Essa posição pode causar infecções na orelha média, pois permite que o leite entre nas tubas auditivas.)    

  • Se estiver amamentando, continue até que seu filho complete de 6 a 12 meses de idade.

Para pingar um medicamento em gotas na orelha:

  1. Lave as suas mãos e as do seu filho antes e depois de pingar as gotas na orelha.

  2. Se tiver guardado o medicamento na geladeira, coloque o frasco em água morna antes de aplicar. Gotas de líquido gelado na orelha são desconfortáveis.

  3. Peça ao seu filho que se deite em uma superfície plana. Com cuidado, segure a cabeça do seu filho de lado.

  4. Limpe qualquer fluido transparente que tenha saído da orelha com um pano limpo ou cotonete. Limpe apenas a parte externa. Não insira o cotonete no canal auditivo.

  5. Para crianças acima de 3 anos, alinhe o canal auditivo, puxando com cuidado o lóbulo da orelha para cima e para trás. Para crianças abaixo de 3 anos, puxe com cuidado o lóbulo da orelha para baixo e para trás.

  6. Mantenha o conta-gotas cerca de 1,5 cm acima do canal auditivo. Isso impedirá que o conta-gotas se contamine. Pingue as gotas na parede no canal auditivo.

  7. Peça ao seu filho que fique deitado por 2 a 3 minutos. Isso permite que o medicamento tenha tempo de entrar no canal auditivo. Se seu filho não estiver sentindo dor, massageie levemente a orelha externa, perto da abertura.

  8. Limpe qualquer excesso de medicamento da orelha externa com uma bola de algodão limpa.

Cuidados de acompanhamento

Faça o acompanhamento com o médico do seu filho conforme recomendado. Será necessário reexaminar a orelha do seu filho para garantir que a infecção tenha passado. Pergunte ao médico quando deverá ocorrer a próxima consulta.

Observação especial aos pais e mães

Se seu filho continuar tendo dores de orelha, ele pode precisar de um tubo de ventilação na orelha. O médico colocará pequenos tubos no tímpano do seu filho para ajudar a impedir o acúmulo de fluidos. O procedimento é simples e eficaz.

Quando procurar ajuda médica

Ligue para o médico do seu filho nos seguintes casos:

  • Febre de 38 °C (100,4 °F) ou superior, ou conforme indicado pelo seu médico (consulte “Febre e crianças” abaixo)

  • Novos sintomas, principalmente inchaço ao redor da orelha ou fraqueza dos músculos faciais

  • Dor intensa

  • A infecção parece piorar em vez de melhorar

  • A febre ou a dor não passa com os antibióticos depois de 48 horas

Ligue para a emergência

Ligue para a emergência nos seguintes casos:

  • Dor ou rigidez no pescoço

  • Dificuldade de respirar

  • Seu filho está confuso ou não acorda facilmente

Febre e crianças

Use um termômetro digital para tirar a temperatura do seu filho. Não use um termômetro de mercúrio. Há diferentes tipos e usos para os termômetros digitais. Eles incluem:

  • Retal. Para crianças com menos de 3 anos, a temperatura retal é a mais precisa.

  • Testa (temporal). Funciona para crianças a partir de 3 meses. Se uma criança com menos de 3 meses apresentar sinais de doença, pode ser usado como primeira etapa. O profissional pode desejar confirmar com uma temperatura retal.

  • Orelha (timpânica). As temperaturas das orelhas são precisas depois dos 6 meses de idade, mas não antes.

  • Axila (axilar). É a menos confiável, mas pode ser usada como um primeiro recurso para verificar uma criança de qualquer idade com sinais de doença. O profissional pode desejar confirmar com uma temperatura retal.

  • Boca (oral). Não use um termômetro na boca do seu filho até que ele complete pelo menos 4 anos.

Use o termômetro retal com cuidado. Siga as instruções do fabricante para o uso correto. Coloque com cuidado. Identifique-o e tenha certeza de que não seja usado na boca. Pois pode passar os germes das fezes. Se não se sentir seguro para usar um termômetro retal, pergunte ao médico qual outro tipo pode usar. Quando conversar com qualquer médico sobre a febre do seu filho, relate a ele que tipo de termômetro você usou.

Abaixo, instruções de quando ligar para o médico se seu filho estiver com febre. O médico do seu filho pode passar-lhe números diferentes. Siga as instruções.

Quando ligar para o médico se seu filho estiver com febre

Para bebês de menos de 3 meses:

  • Primeiro, pergunte ao médico do seu filho como medir a temperatura.

  • Reto ou testa: 38 °C (100,4 °F) ou superior

  • Axila: 37,2 °C (99 °F) ou superior

  • Uma febre de ___________, conforme instruído pelo médico

Para crianças de 3 a 36 meses (3 anos):

  • Reto ou testa: 38,9 °C (102 °F) ou superior

  • Orelha (somente depois dos 6 meses): 38,9 ºC (102 °F) ou superior

  • Uma febre de ___________, conforme instruído pelo médico

Nestes casos:

  • Temperatura na axila de 39,4 °C (103 °F) ou superior em uma criança de qualquer idade

  • Temperatura de 40 °C (104 °F) ou superior em uma criança de qualquer idade

  • Uma febre de ___________, conforme instruído pelo médico

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by StayWell
Disclaimer