Coletando seu leite
Trabalho, estudos ou até uma sessão de cinema podem exigir que você se afaste do seu bebê. Isso não significa que você precisa parar de amamentar. Amamentar o seu bebê no peito é o ideal. Se precisar se afastar do seu bebê, você pode coletar o leite do seu peito. Converse com o seu médico sobre as melhores formas de dar leite materno coletado ao seu bebê. Porém, lembre-se de não dar mamadeiras nem chupetas ao bebê até que ele complete 4 a 6 semanas de vida, a menos que necessário antes por motivos de saúde. Isso ajuda ambos a começarem bem no caminho da amamentação. O bebê pode acostumar-se com o seu mamilo natural primeiro.
Sempre lave as mãos antes de coletar o leite materno.
Estimulando a lactação
-
Segure um pano debaixo de água muito quente e torça-o.
-
Coloque um pano quente sobre cada seio para aquecê-los.
-
Massageie os seios suavemente para estimular o fluxo de leite.
-
Comece nas axilas e passe ao redor de todo o seio.
-
Use as costas das unhas para raspar suavemente a pele dos seios de cima para baixo, do lado de fora na direção dos mamilos.
-
Se estiver longe do bebê, ver uma foto do bebê pode ajudar o leite a sair.
Coleta manual ou com bomba
O seu especialista em lactação pode ajudá-la a escolher o melhor método para suas necessidades. Aqui vão algumas dicas:
-
Coletar manualmente reduz a pressão exercida em seios inchados ou vazando. Pode ser uma boa forma de começar uma sessão de bombeamento. Caso precise dar leite coletado ao seu bebê nos primeiros dias após o parto, a coleta manual pode ajudar a obter mais colostro que uma bomba. Peça a um enfermeiro ou doula para ensiná-la a coletar manualmente.
-
Comece a coletar dentro de 6 horas de separação do seu bebê no hospital.
-
Quando estiver separada do bebê, é melhor coletar com a maior frequência possível e pelo tempo que o bebê ficaria no seio. Recém-nascidos alimentam-se de 8 a 12 vezes a cada 24 horas.
-
A bomba cuidadosamente puxa o mamilo para dentro como o bebê faz e pode ser a forma mais rápida de coletar o leite depois que ele descer. As bombas podem ter funcionamento manual, elétrico e a pilhas. Para proteger os seios e o leite bombeado, siga as instruções que acompanham a bomba.
-
No caso de bebês doentes ou prematuros que não estiverem mamando no peito, o “bombeamento manual” é uma forma de especial de ajudar a garantir que você produza de leite suficiente. O bombeamento manual envolve uma combinação de coleta manual e bomba elétrica.
-
A coleta manual com o uso de uma bomba pode aumentar a quantidade de leite extraído. Também pode aumentar o conteúdo de gordura do leite bombeado.
-
Você pode comprar ou alugar uma bomba em uma farmácia ou loja de equipamentos médicos. Consulte o hospital para descobrir onde comprar ou alugar uma bomba.


Trabalho e amamentação
-
Amamente o seu bebê durante toda a sua licença-maternidade. Isso ajuda a preparar a produção de leite para todo o ano.
-
Quando o bebê completar umas 2 semanas de vida, comece a bombear depois de amamentar. Você pode congelar esse leite coletado. Isso ajudará a manter o estoque quando você precisar voltar a trabalhar. Amamentar e bombear ajudam os seios a produzirem mais leite. Amamentar o seu bebê no peito é o ideal. Se precisar se afastar do seu bebê, você pode coletar o leite do seu peito. Converse com o seu médico sobre as melhores formas de dar leite materno coletado ao seu bebê.
-
Colete o leite nos intervalos do trabalho. Isso ajuda a proteger a sua produção de leite. Também ajuda a prevenir seios inchados ou vazando.
-
Organize-se para amamentar no almoço, se a creche do bebê ficar por perto. Caso contrário, lembre-se de bombear durante o horário de almoço.
-
Amamente antes de sair de casa e logo depois de voltar. O seu parceiro ou parceira pode cuidar do jantar enquanto você amamenta.
-
Amamente à noite e nos fins de semana. Isso ajudará a manter a sua produção de leite. Converse com o seu médico sobre as melhores formas de dar leite materno coletado ao seu bebê.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.